Magnetita

by Hesla

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.

      name your price

     

1.
01:38
2.
02:36
3.
4.

about

Os seres humanos são entes eletromagnéticos: emitem e recebem frequências de diversas ordens, que são interpretadas pelos sentidos periféricos para então serem traduzidos nos segmentos superiores da cognição. É fácil perceber tal fato no estabelecimento de uma ressonância, quando sentimentos, como o medo ou a euforia, espalham-se verticalmente entre as pessoas. Foi nesse fenômeno que, por séculos, filósofos e espiritualistas empregaram suas elucubrações na tentativa de explicar a natureza misteriosa da existência, a tão desprezada metafísica, abstrata, impalpável... será?

A Terra vive, o universo respira numa espécie de jogo, que é traduzido pelos humanos em seu mundo recheado de simbolismos. E a arte, como gozo desprendido, apresenta-se então como a mais sublime fonte de transmissão para expressar uma determinada energia numa dada localidade de tempo. É nesse contexto que se pode explicar o som do Hesla, projeto que o músico Vinícius Dias concebeu em meados de 2012.

Como uma canalização interdimensional, ele deu origem ao EP Magnetita, um viajem experimental deliberadamente sintética por beats quebrados e linhas próximas ao dubtechno, lembrando um pouco os trabalhos de produtores como Monolake.

Vinícius começou sua carreira entre 2009 e 2010 com o projeto Roman's Field, cuja formatação autoral foi a base para a concepção do Sin Ayuda, banda conceituada no cenário independente e que teve seus lançamentos distribuídos pelos selos Popfuzz e Bigorna. Entre 2013 e 2014, ele consolidou um novo projeto, intitulado Diaz, com o single Não É Por Isso, lançado pela Transtorninho records, até o nascimento de Nuances Bizarras Sobre Condições Adversas, ocasião em que amadureceu a ideia de seu próprio selo, chamado Polidoro Discos.

A sonoridade dos trabalhos de Vinícius faz clara referência ao psicodélico e experimental de nomes como Syd Barrett, John Cage e Robert Wyatt. Contudo, já nos primeiros minutos de Magnetita, a suspeita na mudança de direção fica evidente. Como se explicaria tamanha variação de fluxo? A metafísica!

Entre 2009 e 2012, aproximadamente, o dubtechno figurou como um dos gêneros mais expressivos dentro de um estilo tão desgastado. Detalhe: Vinícius nunca ouvira nada de dubtechno. Com o Hesla, seu objetivo foi construir uma estrutura ragga experimental, que não envolvesse sua habitual guitarra como foco principal.

Contudo, a guitarra aparece acalorada em umas das faixas principais do EP, parceria com seu amigo Diego Xavier, parceiro de longa data no Sin Ayuda. Magnetic Love começa batendo firme, até que a inusitada mudança de direção transforma a sessão num passo mais macio, enquanto o delay flutua forte a ecoar entre os canais.

Entre o reggae e o dub não se verifica distâncias estelares; antes sim, sua intenção percorreu um universo inteiro para atingir outro a fim de mostrar como a ressonância de ordem metafísica funciona viva nas expressões artísticas humanas.

Você pode conferir outros trabalhos de Vinícius Dias na página de seu selo Polidoro Discos

credits

released April 10, 2015

All songs written by Vinícius Dias
Produced by Vinícius Dias
Cover: Mário Alencar
including guitar by Diego Xavier in the track ''Magnetic Love''
-

meet more [[[ polidorodiscos.bandcamp.com ]]]

tags

license

all rights reserved

about

Midia84 AL, Brazil

contact / help

Contact Midia84

Streaming and
Download help